Você tem medo de médico?

25 de outubro de 2021

Muitas pessoas têm medo de procurar ajuda médica, mesmo quando enfrentam situações potencialmente graves.

Durante a pandemia, isso ficou ainda mais evidente – com inúmeras pessoas abrindo mão de cuidados necessários com medo de adoecer com COVID-19.São muitas as causas para se evitar o consultório médico:experiências prévias ruins – seja pelo mau atendimento, seja pelo ambiente pouco acolhedor.

Outras pessoas tem medo de descobrir doenças ocultas- o famoso “quem procura, acha!”. E tem pessoas que simplesmente não gostam de ter sua intimidade compartilhada com outras pessoas, nem mesmo com um médico.Mas como para tudo há solução, aqui também existem formas de contornar o problema.

Algumas abordagens médicas mais modernas tem como foco as demandas do paciente, evitando abordar aspectos não solicitados pela pessoa que procura ajuda. Além disso, dispor de tempo suficiente dentro de um consultório aconchegante com um médico que sabe escutar seu paciente são pontos importantes.

Eu, por exemplo, estou cada vez menos usando jaleco, pois já temos estudos mostrando que os pacientes preferem na maioria das vezes consultar com médicos que se vestem de maneira menos formal!

Cadastre-se e acompanhe as novidades.

Confira as notícias
mais recentes

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, agenda sua consulta.
19 de julho de 2021
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho, analisar sua interação e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.